Conectado por

Educação

Como pais e professores podem estimular o retorno de crianças neurodivergentes às aulas


Compartilhe:

Publicado por

em

Neuropedagoga sugere estratégias inclusivas para garantir uma transição tranquila e produtiva no início do ano letivo

O retorno às aulas pode ser um momento desafiador, especialmente para crianças neurodivergentes e suas famílias, que enfrentam a necessidade de adaptar rotinas, lidar com mudanças e garantir que o ambiente escolar seja acolhedor e inclusivo. A transição também pode gerar ansiedade tanto nas crianças quanto nos responsáveis, tornando essencial o planejamento conjunto entre escola e família para atender às necessidades específicas de cada aluno.

Dados do IBGE mostram que, no Brasil, 18,9 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, incluindo muitas crianças que enfrentam barreiras adicionais no ambiente escolar. Estima-se que entre 15% e 20% da população mundial seja neurodivergente, o que inclui condições como TEA e TDAH. Esses números evidenciam a importância de práticas inclusivas e bem planejadas nas escolas, que precisam estar preparadas para atender às necessidades específicas desses alunos, promovendo um aprendizado igualitário e um ambiente acolhedor para todos

Mara Duarte, neuropedagoga e gestora da Rhema Neuroeducação, explica que a preparação começa com o conhecimento detalhado do aluno. “O perfil da criança ou adolescente vai nortear as adaptações a serem utilizadas. Isso inclui entender as dificuldades e valorizar as habilidades que precisam ser trabalhadas, garantindo uma transição mais tranquila para o ambiente escolar”, afirma.

Segundo Mara, os educadores devem adaptar o currículo às necessidades específicas das crianças neurodivergentes, identificando tópicos fundamentais para o ensino. Métodos como a Análise Comportamental Aplicada (ABA) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) são ferramentas eficazes na criação de estratégias que promovem inclusão e aprendizado.

Ambiente deve ser acolhedor

A criação de um ambiente acolhedor, com recursos como espaços sensoriais e materiais visuais, também facilita a integração. Para Mara, um elemento essencial é a aproximação com o universo do aluno. “Quando os educadores utilizam temas de interesse, como dinossauros, para integrar as atividades pedagógicas, o engajamento e a assimilação do conteúdo aumentam consideravelmente”, explica.

Outro ponto necessário é a comunicação ativa entre professores, famílias e profissionais de suporte, como terapeutas ocupacionais e psicopedagogos. “Esses profissionais ajudam a complementar o trabalho dos professores, elaborando currículos que atendam plenamente as necessidades dos alunos”, complementa Mara.

Os pais, por sua vez, têm um papel fundamental no retorno escolar, desde o preparo emocional até o suporte prático. Manter uma rotina estruturada, criar um calendário visual e promover conversas abertas sobre a volta às aulas são passos importantes para reduzir a ansiedade das crianças, de acordo com a neuropedagoga.

Mara destaca que a parceria entre escola e família é indispensável para um retorno às aulas positivo. “Quando há diálogo constante e um esforço conjunto, é possível criar um ambiente propício ao aprendizado. Essa colaboração fortalece a confiança das crianças e garante um ano letivo mais tranquilo e produtivo”, reforça a especialista.

 

Sobre Mara Duarte da Costa

Mara Duarte da Costa é neuropedagoga, psicopedagoga, diretora pedagógica da Rhema Neuroeducação. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Neuroeducação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse instagram.com/maraduartedacosta.

 

Sobre a Rhema Neuroeducação

A Rhema Neuroeducação foi criada por Fábio da Costa e Mara Duarte da Costa há mais de 15 anos com o objetivo de oferecer conhecimento para profissionais da educação e pessoas envolvidas no processo do desenvolvimento infantil, tanto nas áreas cognitivas e comportamentais, quanto nas áreas afetivas, sociais e familiares. A empresa atua em todo o  Brasil e  em mais de 20 países, impactando a vida de milhões de pessoas pelo mundo com cursos de graduação, pós-graduação, cursos de capacitação e eventos gratuitos. Para mais informações, acesse o site https://rhemaneuroeducacao.com.br/.

PRESS MANAGER

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com